domingo, 9 de janeiro de 2011

Sobre liderança


O que é liderança? O que é ser líder? Qual a sua importância? Por que devo ser líder? Essas são questões que assolam há tempos. Respostas buscadas com afinco e determinação. Sempre tendo em mente que uma vez respondidas possam ajudar em algo.
As pesquisas foram e ainda são muitas, a busca pelo verdadeiro conhecimento nunca termina. Várias são as literaturas existentes, das mais variadas possíveis, algumas não passam de engodo, mas cabe ao estudante e leitor sagaz saber diferenciar o que lhe chega às mãos.


Poucos são os que se aventuram nesta seara, até porque não é uma área muito fácil, leva-se muito tempo para descobrir os seus conceitos, isso para não falar, quanto tempo leva para se colocar e testar na prática o conhecimento adquirido através do estudo.
Li certa vez a frase: “Não há pelotões fracos, apenas líderes fracos” e fiquei bastante intrigado, desta feita, resolvi então estudar sobre como se tornar um verdadeiro líder. Percebi que a própria Bíblia Sagrada, já nos tempos de Cristo, nos dava belos exemplos de liderança e de autoridade. Lá em Mateus capítulo 8, versículos 5 a 13, percebe-se claramente o que é ser líder e possuir autoridade, quando o centurião chega até Cristo lhe pedindo que cure um de seus servos, de imediato, Cristo se dispõe a ir até a casa do centurião curar o servo, entretanto, o centurião disse que não era necessário o deslocamento até lá, bastava mandar uma palavra e tudo se resolveria, e completou dizendo, que como centurião romano, possuía vários homens sob seu comando e que bastava dar uma ordem que ela seria fielmente cumprida, que seus soldados eram leais a ele, demonstrando assim, o poder da autoridade e da liderança.

No livro “Como se tornar um líder servidor” de James Hunter é apresentada uma definição de liderança muito interessante: “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.” deixando clara uma concepção hodierna acerca do tema.

Na literatura um pouco mais rebuscada e clássica, podem-se encontrar inferências também sobre liderança, no livro “O Príncipe” de Maquiavel, onde em vários momentos, são apresentados conceitos e conselhos a respeito da arte de liderar: “E tudo resulta da fraqueza dos chefes, porque aqueles que sabem não são obedecidos... não tendo surgido até agora alguém que tenha sabido se sobressair pela virtude...”.

No livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, ele também tece comentários e sábios conselhos acerca do verdadeiro líder: “Quando as ordens são razoáveis, justas, sensatas, claras e conseqüentes, existe uma satisfação recíproca entre o líder e o grupo.”

Outro grande clássico da literatura que delibera e pondera sobre a arte de liderar é o livro “As 48 leis do poder” de Robert Greene e Joost Elffers, onde se consegue extrair pérolas: “Todos os grandes líderes sabem que uma aura de mistério chama atenção e cria uma presença intimidante.” ou “Todos os grandes líderes sabem que o inimigo perigoso deve ser esmagado totalmente.”. Deixando clara a postura a ser tomada “Aniquile totalmente o inimigo. Aliás, essa prática é bíblica, basta lembrar quando Moisés conduzia o povo de Israel rumo à terra prometida e teve o Mar Vermelho aberto por Deus e que após a passagem do seu povo, Deus fechou o mar e aniquilou os egípcios.      

Liderar é conduzir, influenciar, sair da zona de conforto, é estar à frente de seu grupo, adotar uma postura ativa, fazer a diferença. O líder é lapidado, burilado, retirado da pedra bruta em que se encontra. Já o chefe ocupa um cargo em razão de uma situação organizacional, ou seja, ele é colocado naquela situação devido a uma questão formal, na verdade a figura do chefe não é de toda má, até porque uma organização que se preze precisa de chefes.

Mas o que é ser líder? É submeter-se a uma rígida disciplina, onde a primeira pessoa a ser liderada é você mesmo, mantendo-se concentrado nos resultados, elencando prioridades a serem atingidas, buscando a eficácia, a qual é à base do sucesso. Desenvolvendo a confiança, pois esta é à base da liderança, um líder autoconfiante reflete segurança a seus comandados, a confiança que o líder inspira nos seus liderados se dá pela competência e caráter. O verdadeiro líder é aquela pessoa que os outros seguirão com prazer e confiança.
E qual a importância da liderança? É de suma importância para a sobrevivência e desenvolvimento de uma organização. Os verdadeiros líderes proporcionam estabilidade em tempos turbulentos, deixando claros os objetivos a serem alcançados. Uma liderança fraca compromete as estruturas e gera confusão que pode levar ao caos. Liderança exige responsabilidade e comprometimento.

Por que devo ser líder? Existem dois tipos de pessoas os líderes e os liderados. Aqueles que comandam e os que são comandados. Os que decidem e os que aceitam a decisão. Ou participa-se do processo ou se é conduzido por ele. Sendo assim, naturalmente você tem que escolher de que lado quer ficar.  
O fato é que liderar não é tarefa fácil, na verdade liderar é uma arte, que deve ser estudada a partir da infância, assim como os espartanos preparavam suas crianças para a guerra, assim também, devemos preparar nossos jovens para se tornarem líderes. Devemos ensiná-los a figurarem no pólo ativo do processo de criação, e não apenas se deixarem levar pela correnteza.
Devemos criar e implementar uma cultura de liderança em nossa sociedade.

André Digues – Capitão da PMGO, bacharel em direito, especialista em educação e operador de segurança.
digstran.blogspot.com
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário